quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Batalha dos Guararapes - Assim Nasceu a Pátria!



  













  



Espetáculo grandioso, com texto e direção de José Pimentel. Realizado pela Métron Produções com mais de 60 atores e 150 figurantes. Agradecimento especial à Pimentel, Edivane, Rui e todos os atores e atrizes que tornaram este registro possível! Fotografias em 17 de novembro de 2012.

"Duas importantes batalhas, travadas em 1648 e 1649, entre forças holandesas e luso-brasileiras nos Montes Guararapes, situados a sul da cidade do Recife, Pernambuco (Brasil). Na origem destes confrontos esteve a insurreição dos habitantes de Pernambuco contra o domínio holandês na região.

Em 1648, os holandeses que se encontravam no Recife, sentindo-se ameaçados pelos luso-brasileiros, tentaram uma investida nestes outeiros. Os luso-brasileiros comandados por Francisco Barreto de Menezes, em número inferior, e os holandeses comandados por Siegmund von Schkoppe travaram no dia de Nossa Senhora dos Prazeres, 19 de abril de 1648, a primeira Batalha de Guararapes, da qual saíram vencidos os holandeses.

No dia 19 de fevereiro de 1649, estas duas forças voltaram a defrontar-se no mesmo local, dando início à segunda Batalha de Guararapes que culminou, mais uma vez, com a derrota dos holandeses e com a morte do seu comandante, Johan van den Brinken. Para comemorar estas duas vitórias, Francisco Barreto de Menezes mandou erigir uma capela em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, hoje monumento nacional".
Texto URL: http://www.infopedia.pt/$batalhas-de-guararapes>.